Tuesday, April 26, 2016

Uma ararinha azul para Lula Ribeiro



Eu quero que você saiba, Lula querido, que um cardume de golfinhos foi visto fazendo malabarismos na Baía da Guanabara. Eles foram aplaudidos por turistas e pelos atletas que treinavam nas águas limpas e transparentes deste mar, que é o terreiro da sua casa, aí em São Sebastião do Rio de Janeiro.
Sim, águas cristalinas.
O governo brasileiro, em um esforço muito elogiado pela imprensa internacional, saneou as águas cariocas a tempo da Rio 2016.
Falando ainda sobre o mar da cidade que você ama, há quase dois meses não se registra um único arrastão em suas praias. As autoridades atribuem a drástica redução da criminalidade ao número recorde de novos postos de trabalho em todo o país.
Segundo o artista plástico Zé Andrade, homem que faz esculturas com as mãos de Deus, tamanha calmaria se registra também nas ruas de Santa Tereza e em todos os bairros da periferia. Zé Andrade que, ontem, tomou café em uma padaria com o poeta Ferreira Gullar e falou de você.
Comentaram a reviravaolta do clássico jogado contra o Vasco no último domingo.
O resultado foi revertido no tapetão, porque o clube de Eurico Miranda teria subornado o trio de arbitragem. A final com o Botafogo do Tuca Zamagna será no próximo domingo e o seu filho Marcelo Salim comprou um par de ingressos para vocês dois. O vidente Robério de Ogum prevê uma grande carreata rubro-negra por toda a Orla, com direito a trio elétrico e desfile de mulatas das quatro maiores escolas de samba da cidade.
A presidente Dilma, que ganhou um voto de confiança do povo brasileiro, tomou algumas decisões importantes esta semana e, por causa disto, o dólar caiu e está um por um.
Dilma decretou, entre muitas outras coisas, a extinção das duplas sertanejas, o fim do funk e do Big Brother.
Decretou também o fim das torcidas organizadas e do horário eleitoral gratuito. A partir de agora, as corporações estão proibidas de fazer doações para as campanhas eleitorais, o que irá diminuir bastante a corrupção.
Lembra do Eduardo Cunha, aquele fanfarrão?
Está preso. Ele, os mensaleiros e os participantes do petrolão.  Outro que caiu foi o Renan.
Jair Bolsonaro foi afastado por falta de decoro parlamentar e está proibido de concorrer a qualquer cargo eletivo. Outros parlamentares perderam seus mandatos por corrupção e estão banidos da política. Não podem ser sequer síndicos de prédio.
Teremos uma safra recorde de grãos e foram inauguradas oitenta novas escolas só no Rio de Janeiro. A cerveja agora custa, por decreto vindo de Brasília, apenas um real. E só pode ser servida geladinha.
Ontem a Juliana Paes mandou um beijo pra você no programa da Fátima Bernardes. Disse que você simboliza o charme do homem carioca e piscou aquele olhinho oblíquo de Capitu dela, fazendo uma covinha naquilo que sorriu para a câmera.
Eu quero que você saiba que o Paulinho Saturnino topou se juntar a nós. Ele, o Marcantonio Costa, que virá de João Pessoa, e o Assis Freitas, que já saiu de Feira de Santana na carona de um caminhão scania vabis.
Outros que marcarão presença na roda de samba comandada por Hamilton de Holanda e Paulinho da Viola são Dario Banas, que enfrentará o medo de avião pegando uma ponte aérea e o cantor Belchior, que resolveu sair da reclusão para lhe dar boas vindas. Ou, melhor, boa volta.
Liria Porto escreveu um raro soneto em sua homenagem. Alan Costa rabiscou um haikai. O Olinto Vieira não fez porra nenhuma, mas prometeu levar duas garrafas de cachaça de Salinas.
Eu quero que você saiba, Lula querido, que uma raríssima ararinha azul pousou no fio de luz na frente da sua casa e ainda agora está por lá, esperando você voltar do hospital.
Ela, eu, e todos os seus amigos reais ou imaginários, estes que a gente faz no Facebook e tem certeza que conhece há pelo menos trocentas reencarnações.

.

2 comments:

Tuca Zamagna said...

Falei ainda há pouco com minha querida amiga Lelé, musa maior do Lula, e ela me prometeu que vai desfilar só de havaianas pelos sonhos do nosso amigo. Saravá, companheiro!

Primeira Pessoa said...

putz...
mas que ele só saiba (e sonhe com) do gesto heróico e extremado da Lelé depois que ele ja estiver aguentando, pelo menos, saber que o Flamengo foi desclassificado pelo Vasco. Senão, volta pra UTI.

Bom te ver por aqui, Tuca Zamagna.

Abs

Roberto.