Wednesday, January 14, 2015

Trabalho de Dentista



 

(Para a Margarida)


Fui lançar meu livro em portugal e aceitei o convite para jantar na casa de Jorge Pimenta, um intelectual minhoto, gente finíssima, fã de Guimarães Rosa e Milton Nascimento.
Jorge é mais jovem que eu, tem um casal de filhos e é casado com a bela Anabela, uma das pessoas mais doces que Deus emprestou ao mundo.
Enquanto esperávamos o jantar, tomamos umas cervejas Sagres geladas, "ao ponto", daquelas impossíveis de beber uma só.
Segurei o quanto pude, mas no final tive que pedir para usar o toilete.
Apontaram para a escada que levava ao segundo andar, pois o de cima era 'melhor equipado', palavras do professor.
No que subi, vi que a porta do quarto de Margarida, a filha pré-adolescente do casal, estava aberta.
No "verso da porta" estava Justin Bieber, sorridente e descamisado, metade da cueca fazendo propaganda da Calvin Klein, a calça caindo e aquele bonezinho dos Yankees com o bico meio de lado. Intuí que, quando ela fechava a porta, a imagem do poster ficava pra dentro do quarto, bisbilhoteiro e sedutor.
Não resisti.
    - "Delinquente e desinquietador de família", disse-lhe com ar severo.

Ato contínuo, tirei do bolso uma caneta e extraí dois dentes de seu sorriso, sem a menor dó.
Depois desci, jantei normalmente e fui para o hotel dormir.

Não sei o que aconteceu quando Margarida descobriu e cheguei a ficar preocupado por ter cometido o imperdoável ato de vandalismo.
Fiquei temeroso da reação dos pais quando confrontados pela filha, e medo da Margarida, sempre tão carinhosa comigo, este visitante intruso e inconveniente.
Mas não tinha como voltar atrás.
Estava feito.
Mau feito.
Cheguei a pensar em botar a culpa na Sagres.


Sofri a noite inteira, quase não dormi.
No dia seguinte, Jorge chegou ao hotel com aquela cara boa dele, todo sorridente, dando-me um abraço dos seus. Antes que eu falasse algo, adiantou-se:

     - Eu também nunca gostei daquele rapaz.
     - E a Margarida?  quero saber, preocupado.
     E ele:
     - Ah, a Margarida disse que tus és um tremendo gozador. Ela já está em outra.

Paguei um almoço no Paulo Padeiro e tudo terminou em bacalhau.
Margarida virou sobrinha, uma de minhas favoritas. 
E eu continuo um tio daqueles bem chatos, bem ciumentos e exageradamente protetores.
O One Direction que se cuide.

.

12 comments:

Tania regina Contreiras said...

hahahahaha...você é doido, fazer isso com uma adolescente...Podia ter perdido o feto da sobrinha. Ainda bem que ela não levou a sério!

Beijo, Beto

Primeira Pessoa said...

Já fiz bobagens maiores, Taninha. De vez em quando piso na bola, menino insolente precisando de um corretivo que sou.


Ainda bem que as pessoas são generosas comigo, mas sei que nem sempre mereço o perdão.

Beijão,

R.

alfacinha said...

Que engraçado
Cumprimentos de Antuérpia

Primeira Pessoa said...

alfacinha,
lisboeta, com certeza... pelo pouco que acho saber...
seja bem-vindo (a)


Abs


r.

Bandys said...

Não ter juízo as vezes é bom.

Feliz 2015, ainda da tempo.

Primeira Pessoa said...

é verdade, Bandys, mas minhas traquinagens e transgressões são menores, amadorismos sem grandes consequências.

bom mesmo é te ver por aqui.

beijão,

r.

Lu Dantas said...

Que figura!

Abs

www.lucadantas.blogspot.com.br

Primeira Pessoa said...

Lu Dantas,
às vezes desafino, dou vexame...
mas, quem nesta vida é sem senões?

abraços,

r.

d'Angelo Rodrigues said...

Texto delicioso, Roberto.

Primeira Pessoa said...

fico feliz que tenha gostado, d'Angelo.

beijão,

r.

Tatiana said...

ousadia, hein?
bah, se eu risco os posters da minha filha ela me retalha a testa!

Primeira Pessoa said...

tatiana,
minhas filhas foram ver ariana grande, ontem, dizendo que era uma artista imensa. não tenho a menor idéia de quem seja.
fiquei sofrendo em casa, sozinho, pensando nas orelhas de coelhinha que as pequenas colocaram para ir ao show.
não entendi patavina de nada.

continuo "cego" e surdo, quero crer.

beijos.

r.